Corrida contra o Câncer é incluída no calendário oficial

Vereadores aprovaram três proposituras durante a sessão desta semana em PG

Com 14 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 24/19, foi aprovado durante a sessão da Câmara de Praia Grande de terça-feira, dia 7, que institui no calendário oficial do Município o Dia da Corrida Contra o Câncer, que deve ocorrer todo terceiro domingo do mês de julho.

O autor da propositura, vereador Natanael Vieira de Oliveira (PRP), ressaltou a importância da inclusão do evento no calendário oficial da Cidade. “Na primeira edição, esse evento reuniu 500 pessoas e a expectativa agora na segunda edição é reunir mais de 800 pessoas. Eu peço apoio dos parlamentares, que votem a favor, porque é um evento de grande importância, que desperta a atenção da sociedade para que se cuidem, para evitar essa doença”, argumentou.

Ainda durante a discussão do projeto, o vereador Marco Antonio de Sousa, o Marquinho (PMN), observou que todo evento relacionado à conscientização sobre a necessidade de se detectar o câncer é de grande importância. “É muito importante falar sobre esse assunto, porque tem muita gente sofrendo com essa doença, porque não tem tratamento especializado na região, sendo que em cerca de 90% dos casos, se as pessoas descobrem a doença no começo e tiverem acesso rápido ao tratamento, tem cura. O problema é as pessoas com essa doença estão agonizando nas filas de espera por atendimento, porque já passou da hora de termos um serviço de atendimento ao câncer na região”, salientou o parlamentar.

ORDEM DO DIA – Ainda na sessão de terça-feira, dia 7, também foram aprovados o Veto Total nº 5/19, em que o Executivo veta o Projeto de Lei nº 16/2019, de autoria do vereador Hugulino Alves Ribeiro (MDB), que dispõe sobre a definição e o desenvolvimento de políticas “antibullying”, por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas; e o Projeto de Lei Complementar nº 9/19, também do Executivo, que acresce requisitos e atribuições para o cargo de técnico desportivo em todas as modalidades, para que a Prefeitura possa exigir experiência específica aos profissionais que prestarem concurso para a função.

ESTUDOS – No início dos trabalhos do Legislativo, a Mesa Diretora informou aos parlamentares que está na Casa para estudos o Projeto de Lei Complementar nº 10/19, de autoria do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2020 e da outras providências. A propositura passará por análise das comissões de vereadores e deve ser incluída na pauta de votação ainda este mês. Em anexo à proposta, foi enviado um demonstrativo dos projetos em andamento neste ano, com a porcentagem de quanto já foi realizado até abril. Por exemplo, a reforma das Unidades de Saúde da Família dos bairros Quietude, Mirim, Melvi e Ribeirópolis está com 75% das obras realizadas e a previsão de término é em setembro. Sobre a implantação de corredores de transporte coletivo nas avenidas marginais à rodovia Padre Manoel da Nóbrega, a Prefeitura informou que mais de 95% já está concluído, com entrega prevista também em setembro.

 

Ecovias

ecovias