Projeto Na Pista Certa visa atender cerca de 1.500 estudantes da rede

Com triciclos e bicicletas, alunos aprendem em circuito viário em miniatura

Regra de trânsito também é assunto de criança, especialmente para os 1.500 pequenos que estão participando do programa Na Pista Certa, que leva um circuito viário em miniatura às escolas municipais de Praia Grande. A ação, que teve início na segunda-feira, dia 20, está atendendo alunos do ensino fundamental das escolas municipais 19 de Janeiro e Visconde de Mauá, no bairro Ribeirópolis, e acontece até sexta-feira, dia 24.

O trabalho faz parte da campanha Maio Amarelo, mês destinado a orientar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo e atividades que visam à redução de acidentes. Com o auxílio de triciclos e bicicletas, os estudantes estão aprendendo de forma prática sobre regras de trânsito em circuito com placas, semáforo, faixas de pedestres, entre outros, em um espaço cenográfico, com estrutura modular. Além da atividade prática, os alunos ainda participam de um teatro, onde aprendem de forma lúdica a importância do respeito às normas de trânsito.

A ação está sendo realizada na Cidade pelo segundo ano consecutivo, em parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Fundación Mapfre.

De acordo com o secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, a atividade vem ao encontro dos princípios da campanha Maio Amarelo, pois inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária. “Além disso, ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza no trânsito. E estimula nas crianças a adoção de comportamentos viários responsáveis”, argumentou o secretário

Prado destacou ainda que as ações viárias em Praia Grande são norteadas por três pontos principais. “Primeiro temos a engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão e infraestrutura viária em toda Cidade. Segundo, a fiscalização através dos agentes de trânsito e Guarda Civis Municipais de Trânsito, com auxílio da equipe na Central de Videomonitoramento. E, terceiro, a educação de trânsito com atividades em escolas e vias públicas”.

MAIO AMARELO – O trabalho faz parte da campanha Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização sobre o respeito às normas viárias. A ação teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito.

O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre (conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos). A ideia da campanha segue a mesma proposta das bem-sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.

 

Ecovias

ecovias