PG inaugura 28ª Unidade de Saúde da Família no bairro Princesa

Com a entrega da Usafa Princesa, Prefeitura espera desafogar Usafa Real

 

Praia Grande inaugurou a 28ª Unidade de Saúde da Família (Usafa) que está localizada no bairro Princesa, na quarta-feira, dia 30. A nova unidade vai suprir a necessidade da população local que, até o momento, era atendida pela Usafa do bairro Real.

O prefeito Alberto Mourão destacou que somente neste ano, da Atenção Básica às Especialidades Médicas, passando pela Urgência e Emergência, a rede de Praia Grande já realizou mais de 1,5 milhão de consultas. “A nova Usafa vai absorver, inicialmente 5.000 pessoas, sendo 2,5 mil para cada equipe de Saúde da Família, número bem menor do que o que preconiza o Ministério da Saúde, que é 3,5 a 4 mil pessoas por equipe”, explicou.

Inicialmente, a unidade contará com duas equipes de Saúde da Família, cada uma com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista e auxiliar de saúde bucal.

Segundo o titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira, a Administração ainda investiu em outras unidades. “Além da construção da Usafa Princesa, o Município revitalizou outras quatro unidades: Quietude, Mirim, Melvi e Ribeirópolis. Além disso, as unidades Aviação e Vila Sônia foram totalmente reformadas e ampliadas”, afirmou.

ESTRUTURA - Com 357 m² de área construída, a Usafa Princesa tem duas salas de ginecologistas, dois consultórios médicos, duas salas de enfermagem, dois consultórios odontológicos, além de salas de acolhimento, multiprofissional, farmácia, inalação, coleta e procedimentos.

A recepção tem capacidade para 42 lugares, área administrativa, sanitários adaptados (feminino e masculino), além de área de serviços com sala de reuniões, lavagem, esterilização, almoxarifado, depósito, área de serviço e banheiros para funcionários.

Assim como outras unidades, também será um dos polos no Município dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

A Unidade fica na rua Vergílio Gabriel de Siqueira, s/nº.

REFORMAS – As Usafas de  outros seis bairros estão sendo reformadas e/ou ampliadas, com destaque para a Vila Sônia, onde estão sendo construídos quatro novos consultórios, além de nova pintura, instalação de novo sistema elétrico e aparelhos de ar condicionado.


As obras de revitalização das Usafas Melvi, Ribeirópolis, Mirim II e Quietude já foram concluídas. As quatro unidades receberam nova pintura e fachada, instalação de moderno sistema elétrico, manutenção geral nas calhas e telhado, reposição de azulejos e troca de esquadrias de metal.

31/10/2019

Foto: Divulgação/PMPG

 

 

 

Ecovias

ecovias