Especial
Obras de revitalização da praça Portugal têm previsão de término ainda para este ano

Uma das modificações que estão em fase avançada é a nova área para eventos em que também funcionará a feira de artesanato

Leia mais...
 
Praia Grande participa de reunião preparativa do 69º Fórum Paulista de Mobilidade

Cidade já sediou duas vezes o evento, sendo a última em 2015; esta será a primeira vez que o Fórum acontece em Mogi das Cruzes

Leia mais...
 
Praia Grande participa de reunião preparativa do 69º Fórum Paulista de Mobilidade

Cidade já sediou duas vezes o evento, sendo a última em 2015; esta será a primeira vez que o Fórum acontece em Mogi das Cruzes

Leia mais...
 
Recursos para a ampliação totalizam aproximadamente R$ 90 milhões

Será ampliado em mais de 50% o número de vagas custeadas pelo governo federal em comunidades terapêuticas para acolhimento de pessoas com dependência química. A informação foi anunciada pelo presidente Michel Temer, na terça-feira, dia 9.

Leia mais...
 
Secretaria de Meio Ambiente de PG capacita servidores para projeto de redução de resíduos sólidos

Projeto piloto foi implantado após capacitação de 25 funcionários da Sema

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande lançou um projeto piloto que pretende reduzir a produção de resíduos sólidos nos departamentos da Prefeitura.

Os trabalhos foram implantados há 11 dias e para colocá-lo em prática 25 funcionários da pasta realizaram capacitação. Com isso agora poderão servir de exemplo e auxiliar os demais servidores. Os ensinamentos foram feitos no final de setembro, momento em que o grupo debateu sobre a importância do descarte consciente e a redução e emissão de resíduos.

Após o workshop, os trabalha-dores da Sema adotaram as primeiras medidas e a primeira foi a diminuição no número de lixeiras, passando de 24 para seis unidades, sendo três contentores para resíduos secos (coleta seletiva) e três para resíduos orgânicos.

Isso fará com que usem menos sacos de lixo e como os objetos não ficarão mais disponíveis em cada mesa terão de repensar sobre a reutilização do papel e se é realmente necessária a impressão de determinado documento.

Além disso, a Administração Municipal informou em nota que a retirada das lixeiras será um incentivo também à circulação dos trabalhadores no meio de trabalho, já que alguns estudos comprovam que passar muito tempo sentado pode prejudicar a saúde. Outra vantagem será a implantação da coleta seletiva com a capacitação dos profissionais da Sema, incentivando a participação não só no trabalho como em casa, tornando-os multiplicadores da informação.

Por enquanto os trabalhos são feitos somente na Secretaria, porém outros postos já participam da coleta seletiva, mas não neste formato. Segundo a diretora da Divisão de Normatização, Controle e Licenciamento, Elaine dos Santos Rovati, a Sema pretende estender as ações para todas as repartições públicas municipais em breve. “Queremos com isso reduzir o uso de sacos plásticos e, consequentemente, estimular o uso consciente dos materiais. Além disso, auxiliamos com a ergonomia do funcionário que, agora, precisará levantar para descartar o resíduo na lixeira”.

IDEIA - O projeto foi criado com a intenção de atender a uma das diretivas previstas no Programa Município VerdeAzul, ação realizada pelo Estado desde 2007 com a finalidade de medir, apoiar e estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente. A equipe técnica do programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados por cada cidade. No final cada ciclo é publicado um ranking ambiental dos municípios paulistas.

No último ranking, de 2017, Praia Grande ocupou o 343º lugar do geral com a nota 15.96. Em primeiro ficou Novo Horizonte com 97.45. Outros locais da Baixada Santista ocuparam as dez primeiras posições como Itanhaém, que ficou em nono; e Bertioga, em décimo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias