Especial
Fundo Social do Estado libera convênios para quatro cidades da região

Guarujá, São Vicente, Santos e Peruíbe receberão os projetos Natal Espetacular e Costurando o Futuro

Leia mais...
 
Bairro Quietude recebe serviços de varrição, pinturas e roçagem

A limpeza no Quietude foi iniciada nesta sexta-feira, dia 15, e a previsão é que siga por duas semanas

Leia mais...
 
Comissão Municipal do Emprego discute resultados de projetos do setor em PG

Encontros da Comissão Municipal são abertos aos integrantes de Ong’s, associações de bairro, entidades educacionais, sindicatos e a população

Com a intenção de debater e explorar ações relacionadas ao trabalho em Praia Grande, membros da Comissão Municipal do Emprego (CME) da Cidade se reuniram na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACEPG).

O encontro foi realizado na sexta-feira, dia 8, e um dos assuntos em destaque foi a análise dos relatórios do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), do Microempreendedor (MEI) e a aprovação da ata de maio.

Com a análise dos resultados, dentre os serviços mais procurados, a Sala do Empreendedor obteve números positivos em relação aos atendimentos realizados. Somente em maio, o setor realizou 49 aberturas de MEIs, 18 baixas de microempresas, 219 orientações, 489 emissões de boletos e 118 declarações de pessoa jurídica.

Já o PAT, no mesmo período, registrou 43 novas vagas de emprego captadas e 594 novos cadastros. De acordo com a Administração Municipal, esse número só destaca o constante crescimento do serviço, que desde 2011 teve mais de 67 mil pessoas cadastradas pela unidade praiagrandense.

Ao finalizar o encontro, foram transmitidos aos participantes informações gerais e o trâmite de aprovação da ata da reunião anterior. Os encontros da CME são abertos aos integrantes de Ong’s, associações de bairro, entidades educacionais, sindicatos e a população em geral.

CONCURSO – Como resultado dessas chances de emprego, o concurso público que foi aberto pela Prefeitura de Praia Grande já disponibilizou para consulta o edital de classificação geral dos 18.488 inscritos a 40 cargos com vagas imediatas e cadastros reserva. As provas foram aplicadas no final de maio. Ainda não há data para que os aprovados comecem a ser convocados.

Para consultar o resultado é necessário acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br ou www.ibamsp-concursos.org.br.

Os candidatos que entraram com recurso referentes à classificação geral terão o modelo anexado no Edital do concurso. O prazo para preencher esta opção foi até sexta-feira, dia 15.

 
Número de mortes por gripe sobe cerca de 180% em São Paulo

Campanha contra o vírus influenza só vacinou 151 mil pessoas na região

Leia mais...
 
Puxada pela gasolina, inflação oficial fica em 0,4% em maio

Prócida é investigado por suspeita de desviar verbas da União, mas como não explicou o dinheiro encontrado em casa, responde por lavagem de dinheiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, ficou em 0,4% em maio, registrando uma aceleração em relação aos 0,22% de abril, segundo o IBGE divulgou na sexta-feira, dia 8.

Conforme o IBGE, os maiores impactos no índice vieram dos preços de transportes e energia, com a gasolina respondendo, sozinha, por 0,15 ponto percentual (mais de um terço) da inflação no mês, devido o forte peso do item na composição do IPCA.

Os preços médios da gasolina nos postos subiram 3,35% no mês, enquanto os do diesel aumentaram 6,16%, segundo a pesquisa. No ano, a gasolina acumula alta de 6,82% e o diesel, de 10,43%. Em 12 meses, os preços dos combustíveis tiveram alta de 19,59%. A gasolina foi a que mais subiu neste período – em média, ficou 21,48% mais cara no país. Já o diesel acumula aumento de 19,78% em um ano.

No acumulado no ano, a variação até maio ficou em 1,33%, menor patamar para um mês de maio desde a implantação do Plano Real, em 1994. Em 12 meses, a inflação acumulada subiu para 2,86%, depois de registrar 2,76% nos 12 meses imediatamente anteriores. Mesmo assim, segue abaixo do piso da meta do Banco Central, que é de 3%. “Já são 11 meses em que o acumulado em 12 meses fica abaixo de 3%”, destacou o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas “artigos de residência” apresentou deflação em maio (-0,06%). Por setor, a variação do IPCA foi a seguinte: Habitação, 0,83%; Vestuário, 0,58%; Saúde e Cuidados Pessoais, 0,57%; Alimentação e Bebidas, 0,32%; Comunicação, 0,16%; Despesas Pessoais, 0,11%; Transportes, 0,4%; e Educação, 0,06%.

IMPACTOS – Segundo Gonçalves, o IPCA de maio refletiu apenas “uma parcela” dos impactos da greve dos caminhoneiros. “A greve ocorreu na última semana da nossa coleta. Na maioria das situações, principalmente dos alimentos, a gente não encontrou os produtos, então não computamos os preços”, disse.

Entre as altas impactadas pela paralisação dos caminhoneiros já capturadas pela pesquisa do IBGE, citou os preços da cebola e da batata, que tiveram alta, respectivamente, de 32,36% e 17,51% no mês. A coleta de preços da pesquisa foi feita entre 28 de abril e 29 de maio.

Conforme Gonçalves, os impactos da greve exercerão maior influência sobre o resultado do IPCA do próximo mês. “Para o levantamento de junho, nossa primeira remessa de coleta começou ainda na greve. Então, é possível que vejamos os reflexos dela nos preços dos produtos já no IPCA-15”, explicou.

META - A expectativa do mercado para a inflação em 2018 avançou de 3,60%, na semana retrasada, para 3,65% na última semana, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central (BC). O percentual esperado pelos analistas continua abaixo da meta que o Banco Central precisa perseguir para a inflação neste ano, que é de 4,5%. Entretanto, está dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, que considera que a meta terá sido cumprida pelo BC se o IPCA ficar entre 3% e 6%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 6,5% ao ano.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias