Lazer
Xaxado Novo traz música nordestina para o PDA

Grupo resgata a formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira

A música nordestina tomará conta do Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, nesta sexta-feira, dia 20. A apresentação da banda Xaxado Novo, que faz parte do ROT Xaxado NovoCircuito Cultural Paulista, acontece às 20h com entrada gratuita — os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início, com lotação máxima de 500 lugares.

Formada por Bruno Duarte (voz, surdo e davul), Marcus Simon (voz e percussão), Felipe Gomide (voz, rabeca e cordel) e Davi Freitas (voz e violão), a Xaxado Novo resgata a formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, além de propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina.

Valorizando ainda mais a tradição do baião, a Xaxado Novo utiliza a rabeca, instrumento típico do forró, que tem origem na cultura árabe. O grupo ainda substitui a zabumba pelo davul, um tambor de origem oriental muito utilizado em festas no Leste Europeu.

Os músicos que integram a banda são pesquisadores das culturas tradicionais, apresentando originalidade nos arranjos e chamando a atenção pelas performances e interações com o público. Elementos do imaginário popular brasileiro fazem referência aos vaqueiros e cangaceiros, com um figurino e cenografia que chamam a atenção de pessoas de todas as idades.

Em suas pesquisas, que vão desde antigos temas de sanfonas de oito baixos até o sistema musical das escalas orientais (makams), passando pela dança do xaxado, popularizada pelo bando de Lampião, a Xaxado Novo funde ancestralidades e experimentações, retratando o que há de melhor na cultura brasileira de forma genuína e cativante.

O Teatro Serafim Gonzalez fica no Palácio das Artes, localizado na avenida Presidente Costa e Silva, n° 1.600, no bairro Boqueirão. Informações pelo telefone 3496-5715.

CIRCUITO CULTURAL PAULISTA – O projeto do Governo do Estado completou, em 2017, dez anos de atuação, levando atrações culturais gratuitas a centenas de municípios do Estado, possibilitando acesso à cultura de qualidade em diversas linguagens como música, teatro, dança, circo, entre outros.

Mais de 2 milhões de pessoas já prestigiaram os espetáculos do Circuito Cultural Paulista no Estado e Praia Grande tem sido constantemente beneficiada com o projeto.

 

Ecovias

ecovias